SESSÃO ORDINÁRIA
A Câmara Municipal de Campos Sales, atendendo ao tradicional, voltou a se reunir nesta sexta, dia 5 de Junho, em Sessão Ordinária. Tendo seu início as 8:10 da manhã, indo até às 12:10.
Esta foi uma das sessões mais concorridas até então, neste ano de 2009, isto por conta dos vários assuntos que estiveram em pauta, a começar pelos requerimentos apresentados pela vereadora Elionete Leite, onde se tratavam de: "Tratamento do esgoto da Rua Celerino N de Carvalho, no bairro Guarani, principalmente no trecho que compreende Posto de Saúde ao Colégio Luciano Torres de Melo; "Reativação da Liga Desportiva de Campos Sales, tendo em vista uma melhor assistência ao desportista" e o terceiro requerimento, trata-se da recuperação da rua Major Elesbão Fortaleza, no Bairro Alto Alegre.
SEGURANÇA PÚBLICA.
Quando da palavra do presidente Cézar Costa, inicialmente fez uma abordagem sobre a atual segurança pública vivida pelo campossalense, que certamente vem deixando muito a desejar, "Ninguém vê policial na feira livre, Ninguém vê a policia combatendo os infratores, que diariamente vem agindo contra nosso comércio, contra residências, pedestres, exibindo armas na maior tranqüilidade, é criança se drogando, é adolescente se prostituindo". O presidente Cézar Costa, cobrou um maior desempenho dos Conselhos, Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
"Eu lamento muito que tenhamos recebido um convite para participarmos da V Conferência Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente. Lamento porque colocaram o evento exatamente no horário da sessão desta casa de leis, e assim fica impossível a nossa participação". “Nesta mesma oportunidade, quero dizer também que esta casa de leis tem que dividir essa responsabilidade em promover uma segurança de qualidade para a nossa gente, não podemos ficar de braços cruzados vendo o pior acontecer”.
O Vereador Jenilton Costa, fez questão de ressaltar que Campos Sales não tem Promotor, não tem Juiz, não tem Delegado e tudo isso faz com que o descaso seja visível e propôs que uma comissão fosse direto ao secretário estadual de segurança pública, já que quando do governo itinerante de Cid Gomes, houve uma promessa e até aqui, nada foi cumprido. O vereador Pedro Fortaleza, citou um exemplo absurdo. "Um homicida foi por duas vezes à delegacia Civil de Campos Sales se entregar e não conseguiu, pois não tinha delegado, isto é um cúmulo”.
VOLTA DE ANDERSON RIBEIRO.
O Vereador até então afastado, Anderson Ribeiro, (Dercinho), enviou ofício ao presidente Cézar Costa, requerendo de volta a sua cadeira na câmara, tendo em vistas o seu desligamento da secretaria de saúde do município. Dercinho deverá retornar à câmara, já na proxima sessão.
Diante do ofício, o vereador Jenilton Costa, lamentou a saída do Anderson da secretaria de saúde e enfatizou que o mesmo estava aos poucos conseguindo soerguer a saúde de Campos Sales, já que na sua opinião e na de muitos, no momento, a nossa cidade passa por uma situação muito crítica em termos de saúde pública, chegando a citar que outrora, a cidade tinha 3 hospitais, hoje tem apenas 1 e este está em péssimas condições.
CAPINAGEM.
Ainda no seu pronunciamento, o vereador presidente Cézar Costa, lamentou a situação que se encontra a cidade no tocante ao mato que toma conta das ruas, por todos os lados. “Não se pode admitir que nada seja feito pelo executivo, já foram feitas várias reivindicações a quem de direito e a resposta até aqui tem sido o silêncio". Em a parte, os vereadores Afonso Carlos e Elionete leite, também endossaram as palavras do presidente, chegando o Afonso a dizer, que animais estão se alimentando diariamente na praça do fórum, "Todo dia eu tenho tangido jumentos que vem se alimentar das plantas e do mato que cobrem aquela praça, me perdoem, mas não tem como aceitar uma coisa dessa", espero que tenhamos uma resposta positiva nos próximos dias, pois a cidade está feia e o mato nas ruas apenas serve para as cobras se reproduzirem, concluiu o vereador.
DESPORTO.
Foi unânime a observação feita sobre o estádio municipal o "MORAISÃO". Gente, o nosso estádio está abandonado, o Moraisão clama por uma recuperação urgente, estou falando recuperação e não apenas pinturas, suas estruturas estão comprometidas, não é de se permitir que o melhor estádio de toda região fique agonizando por falta de cuidados”. Foi assim que se iniciou o debate sobre o Desporto campossalense. Vamos saber o que pode ser feito para reativarmos a Liga Desportiva de Campos Sales, órgão que outrora cuidava do nosso futebol com o aval desta casa e do poder executivo. "Ninguém pode negar, o desporto de Campos Sales se comparado hoje, com o de antes, não existe". Quem não lembra de tantas tardes alegres, onde o Moraisão recebia um grande número de pessoas das mais diferentes camadas; cidades vizinhas; quantos jogadores num foram revelados chegando até fazer testes em clubes profissionais".
Como foi dito no início, todos os vereadores foram unânimes em admitir que o desporto campossalense precisa urgentemente de uma reformulação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Ficou acordado entre os vereadores, que no próximo dia 16 de Junho, será realizada uma audiência pública quando o assunto será exatamente "O DESPORTO". A pretensão dos vereadores é reunir, prefeito,vereadores, diretores de esportes, desportistas e a comunidade interessada.
Nos próximos dias, teremos a confirmação desta audiência e assim se confirmado, em nome da Câmara Municipal de Campos Sales, sinta-se convidado.
CONDOLÊNCIAS.
A Câmara Municipal de Campos Sales, é solidária à família do senhor Antonio Adriano (Antonio Zuada), que na tarde desta sexta-feira, 5 de Junho, foi covardemente assassinado com golpe de faca no peito esquerdo.
Antonio Zuada, como era conhecido carinhosamente por todos, não resistiu ao ferimento provocado por uma traiçoeira facada. A autora dessa tragédia foi a mulher conhecida por Miúda, com quem tinha uma conturbada relação amorosa.
Antonio Zuada tinha uma amizade muito forte com o presidente da Câmara Municipal bem como com os demais vereadores, inclusive era o cabeleireiro oficial de muitos parlamentares. Ele havia completado 44 anos na última terça feira, dia 2 de Junho. Zuada deixou filhos e netos, além de muitos amigos que o tinha como uma figura folclórica e muito animada...Que ele possa estar num bom lugar ao lado do pai todo poderoso!!!!!!!